quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Doce de banana caramelada: gostinho de infância!

Passei rapidinho só para deixar uma receita deliciosa de doce de banana caramelada que aprendi com minha mãe; era um dos doces preferidos da minha infância.

Eu fiz pouca quantidade, somente para meu marido e eu. Seguem os passos da receita:

1. Descasque e corte meia dúzia de banana d'água em rodelas numa tigela.
2. Leve ao fogo, em uma panela, uma xícara e meia de açúcar e deixe derreter.
3. Depois do açucar derretido, ponha toda a banana na panela e encha com água até cobrir levemente as bananas.
4. Basta esperar o açúcar dissolver (é, quando joga a água e a banana, o açúcar endurece todo), em fogo baixo, enquanto vai cozinhando a banana. É bem rápido, não marquei no relógio, mas deve ser uns 5 minutos mais ou menos.
5. Despeje o doce em uma tigela, travessa ou pote, como preferir, e deixe esfriar completamente. Depois é só levar à geladeira para comer geladinho! Humm... :)



É fácil, não é? Essa quantidade serve razoavelmente de 4 a 6 pessoas, mas se você for uma "formiguinha", servirá no máximo 4 porções. utilizei como medida de porção esta tigelinha em inox, que faz parte de um conjunto de sobremesas - presente de casamento (acho que todo mundo deve ter um desses!).

Curiosidade: A tigela da foto é um pote de vidro com tampa que comprei na Casa&Video depois de ler este post sobre potes de plásticos e potes de vidro, no blog da personal organizer Paula Brêda.

Se fizer a receita, me conte!

4 comentários:

  1. Oi Silvia...que delícia essa receitinha , hein... Eu adoro tudo que vai banana na receita...tanto é que a massa de cupcake que mais faz sucesso é a de banana ..pode? Sucesso com seu blog, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmmmmmmmmmmm... assim vc me deixa com água na boca!!! Parece ser gostoso mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Que legal que vc já investiu nos potes de vidro! Eu também já comprei os meus! A receita parece mesmo deliciosa, vamos ver se tenho coragem pra fazer, rsrs!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Karla, eu também adoro coisas feitas com banana! Sabe aquele bombom Caribe da caixa Garoto? Sempre foi o preterido por todos daqui de casa, e achava ótimo porque assim não corria o risco de alguém comê-lo antes de mim!

    Marcel, o doce é uma delícia mesmo e fácil! Você mesmo pode fazê-lo!

    Paula, faça sim! Você vai gostar! E depois, me conte o que achou.

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...