sexta-feira, 29 de outubro de 2010

E-mails falsos - Transplante de córneas no HOS-SP

Fonte: www.sxc.hu

Mais uma mensagem com informações duvidosas chegou à minha caixa de e-mail. Dessa vez, é sobre uma possível reportagem mostrada na televisão (existem várias versões, e cada uma menciona um canal e um programa determinado) que mencionava o "fato" de córneas estarem sendo jogadas no lixo, conforme trecho abaixo retirado da mensagem recebida, assinado pelo médico Eduardo Bezerra:


"O Hospital dos Olhos de Sorocaba, em São Paulo, é conveniado com o SUS e tem capacidade para realizar cerca de 300 transplantes de córnea por mês, pois possui estoque para a realização dos mesmos. Entretanto, esse hopital está realizando somente cerca de 120 transplantes por mês, devido à falta de pacientes. As córneas não utilizadas estão sendo jogadas fora por passarem do tempo de utilização e validade!"


Porém, no site do hospital pode ser encontrado um esclarecimento sobre o caso, informando que foi, digamos, um problema de comunicação, de interpretação. Veja o esclarecimento aqui ou abaixo, na íntegra:




Esclarecimento sobre informação inverídica veiculada na internet!

Atualmente o banco de olhos de Sorocaba é considerado referência no Brasil para as pessoas que necessitam de um transplante de córnea. Somos atualmente o banco de olhos que mais capta córneas no Brasil.

Constantemente somos notícia na mídia, porém uma má interpretação nos causou uma grande dor de cabeça. Um médico chamado Dr. Eduardo Bezerra (médico do trabalho de uma usina de monte alegre - presidente prudente), o qual não tem nenhum vínculo com nossas instituições, divulgou através da internet que em Sorocaba sobravam córneas e estavam sendo jogadas fora. Isto não é verdade.

Captamos muitas córneas, porém somos procurados por pacientes de todo o Brasil, a procura é muito maior do que captamos, mesmo assim temos a lista de espera mais rápida do Brasil.

Este e-mail esta circulando desde o ano de 2002 percorrendo o Brasil e até o exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, etc.) o e-mail cita que: “hoje de manhã eu vi na tv a seguinte reportagem...”. Isto leva as pessoas acreditarem que o fato mal interpretado é atual, pois o mesmo não cita data.

Temos a grande preocupação que isto possa diminuir o número de doações no Brasil atualmente existem mais de 25 mil pessoas na fila de espera por um transplante de córnea.

Edil Vidal de Souza
Administrador do Hospital Oftalmológico de Sorocaba Banco de Olhos de Sorocaba
Para mais informações, o hospital disponibiliza um e-mail para contato: sac@hosbos.com.br

5 comentários:

  1. Olá, blogueiro (a),
    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.
    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.
    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.
    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir
  2. Pois é, já recebi esse e-mail também. Estou achando o máximo sua iniciativa. Lá vou eu divulgar no Twitter também, quanto mais pessoas se tocarem de que acreditar em tudo que lêem na web, melhor. :D

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvia,
    sobre o sling: uso sim até hoje e pretendo usar muito... vc já experimentou outro tipo de sling com a sua filha? fico imaginando que o wrap deve ser mais quente... queria um, pq imagino que deve ser melhor para nós, né? mas sempre esta questão do calor me espanta (são três tecidos passando pelas costas do bebê...
    Mari

    ResponderExcluir
  4. Já recebi também esses emails... e como eu afirmo: TEMOS SEMPRE QUE INVESTIGAR TODA E QUALQUER INFORMAÇÃO. Acreditar "de cara" em notícias como essas, podemos nos dar mal!

    ResponderExcluir
  5. Sou daqui de Sorocaba e conheço o HOS, é um serviço de excelência que eles prestam para a cidade, região, Estado e País. Meu médico oftalmo trabalha lá tb. A fila de espera realmente ainda existe apesar de ser de pouco tempo. Sou da opinião que antes sobrar do que faltar. Esses e-mails estão se multiplicando cada vez mais. Esses dias recebi um outro falando tb um assunto relacionado a saúde, citando hospitais reais e médicos reais, fiz uma pesquisa na net e descobri que os nomes eram verdadeiros mas a notícia era falsa e ja circulava a 5 anos por aí.
    Silvia sobre a bandeijinha de isopor que vc viu la no meu blog ela foi revestida com tecido e depois impermeabilizada.

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...