sábado, 9 de outubro de 2010

E-mails falsos - Vacina contra o câncer

Quem nunca recebeu um e-mail com informações falsas? Isto é um problema recorrente na internet... Para evitar que a proliferação de e-mails falsos aconteça, é muito importante conferir as informações antes de repassar a mensagem porque, na maioria das vezes, os dados não "batem".

Outro problema em nossas caixas de e-mails são os hoaxes. Este é o nome dado aos boatos e lendas urbanas que circulam pela internet e se espalham com velocidade absurda, ganhando força a cada e-mail encaminhado. Mas isso será assunto de um próximo post...

Para ajudar a combater os e-mails falsos, sempre que receber um desses, tentarei investigar e farei um post com as conclusões e informaçãoes encontradas. Com isso, pretendo apenas prezar pela informação de qualidade e, também, alertar as pessoas para não acreditarem logo de cara em tudo o que recebem em sua caixa de e-mails.


Foto: www.sxc.hu

Na semana passada, por exemplo, recebi um e-mail com um assunto muito atraente: anunciava uma vacina contra o câncer. Na mensagem, continha nome de um hospital, de um médico e até telefones. Como desconfiar de um e-mail tão detalhado, certo? Mas... como tenho mania de conferir tudo o que recebo, em uma simples busca no Google verifiquei que as informações sobre a vacina não correspondiam exatamente com a verdade:

  • O site informado no e-mail (vacinacontraocancer.com.br) não existe ou foi retirado do ar;
  • A vacina existe sim, porém ainda está sendo estudada;
  • Os resultados dos testes com a vacina contra o câncer até agora não mostram cura, apenas uma melhora temporária em um pequeno número de pacientes;
  • Não há comercialização dessa vacina.

Estas informações eu retirei do site do Hospital Sírio Libanês, no dia 06/10/2010. Abaixo, transcrevo a nota de esclarecimento contida no link indicado: 

Nota de esclarecimento sobre vacina contra o câncer
 
Em razão da notícia que está circulando na Internet, a respeito de uma vacina para tratamento de pacientes com câncer, o Hospital Sírio-Libanês apresenta os seguintes esclarecimentos:

Nunca houve qualquer relacionamento comercial entre o HSL, ou qualquer médico do Centro de Oncologia, e a empresa que está comercializando esta vacina.
O HSL, seguindo sua vocação para o desenvolvimento de novas terapias, participou da pesquisa da vacina, contando inclusive com patrocínio oficial da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Os estudos foram acompanhados pelo Comitê de Ética e conduzidos de acordo com o código de boas práticas médicas. Os resultados da pesquisa mostram um grau de atividade limitado, beneficiando temporariamente apenas um pequeno número de pacientes. Até o presente momento não há qualquer evidência de cura que possa ser atribuída a estas vacinas.
Baseados nos resultados, o grupo de oncologia do HSL considera que estudos adicionais são de interesse, mas que não há, ainda, dados suficientes para se prescrever esta modalidade de tratamento de forma geral. Portanto, ele não está sendo prescrito ou aplicado no Centro de Oncologia do HSL. Para evitar descontinuidade, pacientes em tratamento com a vacina deverão discutir suas opções com seu oncologista.

Atenciosamente,
Dr. Dário Birolini
Ex- Diretor Clínico

E você, já recebeu algum e-mail falso? Sobre o que era? Como descobriu que era falso? Deixe seu comentário aqui no blog.

6 comentários:

  1. Esses tipos de emails são perigosos e, no mínimo, ludibriam aqueles mais ingênuos. É necessário mesmo uma maior análise e uma averiguação detalhada em cima desses tipos de anúncios e textos impactantes que, na maioria das vezes, nos enchem de falsas esperanças ou nos assustam com "fatos" hediondos que tornam-se lendas urbanas; como aquele email que se espalhou num determinado perídoso dizendo que pessoas acordavam numa banheira cheia de gelo sem algum dos órgãos!

    Atualmente, a maioria desse lixo virtual vai automaticamente pra minha caixa de Spam. Mas é sempre bom pesquisar e esclarecer esses tipos de notícias... por isso, esse seu post é de grande importãncia, Silvia!

    ResponderExcluir
  2. Silvia eu tenho smepre muito cuidado em abrir , links entao nao abro de jeito nenhum.
    Obrigada pela visita , e faça sim um jardim, minha sugestao, plante suculentas hehehhee.
    BJS E BOM FERIADO

    Leila

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu recebo tannto e-mails com links, mas fico sempre desconfiada e nem abro. Fico até curiosa mas evito, a gente não sabe até onde vai a capacidade das pessoas em criar e-mails falsos.
    Ah! tem selinho pra vc lá no blog, beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Marcel! Além de repassar mensagens lindas, textos divertidos ou piadas engraçadas, temos que difundir boas informações, não é mesmo?

    Isso mesmo, Leila e Paula, links devem ser evitados ao máximo, mesmo quando vem de um e-mail conhecido, pois hackers podem estar usando o e-mail de algum amigo seu. Na dúvida, envie uma mensagem, perguntando se foi a pessoa mesmo que enviou tal e-mail com o tal link. Funciona!

    ResponderExcluir
  5. Quem não recebe um hoax diariamente, não é? Já faz tempo que também procuro verificar a veracidade das informações contidas neles, e até já alertei amigos que encaminharam para mim. As pessoas estão sempre no modo automático, e repassam qualquer coisa que recebem: de apelos emocionais até "informações científica" totalmente falsas. É uma pena! Acho louvável sua iniciativa de desvendar os hoaxes que recebe e postá-los aqui. Isso é um serviço de utilidade pública. :)

    ResponderExcluir
  6. Obrigada por passar aqui e comentar, Lidiane! É verdade, as pessoas andam mesmo no modo automático atualmente. Acho que é por causa de toda essa velocidade da informação... tudo é tão rápido que às vezes não dá tempo nem para pensar! Aff!

    * * *

    P.S.: Engraçado... depois que fiz este post, acredita que até agora não recebi um e-mail sequer com informações falsas ou lendas urbanas? rs Isso é bom! Menos spam na minha caixa de e-mails! :)

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...