segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um pãozinho saindo do forno...

Olá, pessoal! De volta à minha casa e com tudo reorganizado, retomei minhas experiências culinárias e escolhi fazer pela primeira vez uma receita de pão caseiro que encontrei aqui. Só me convenci a fazer esta receita depois de ler os mais de 100 comentários. Sim, os comentários são quase tão importantes quanto às receitas porque trazem, além das opiniões de quem testou a receita, as dicas e os truques que melhoram e até renovam a receita original.


Pão caseiro - "Enrolado" de presunto


Meu marido me ajudou nessa receita (ele também gosta de cozinhar) e decidimos fazer o pão com recheio de calabresa picadinha, sem a pele. Não fiz o passo a passo da receita... mas é muito fácil de fazer! É só seguir o modo de preparo, não tem erro!


Nós ficamos na dúvida quanto ao ponto da massa. No texto da receita dizia que a massa ficaria meio mole, mas não especificava a textura; então fomos acrescentando farinha de trigo até parar de colar na mão. Daí, ficou perfeita!

Ah! Como não tínhamos fermento biológico fresco, usamos o seco, vendido em envelopinhos de 10 gramas, aprecido com envelope de gelatina sem sabor. Usamos 1 envelope misturado com a farinha de trigo.

Preparamos mas de 10 pãezinhos pequenos, redondinhos, do tamanho de mini brioches, e mais 4 "enrolados" com uns 15 centímetros mais ou menos: 2 de calabresa e 2 de presunto. O preferido de quem provou foi o pão com recheio de calabresa porque não interferiu na textura da massa; já que o presunto libera água e deixou a massa do pão bastante úmida.

Essa receita de pão caseiro foi testada e aprovada por ser econômica (leva poucos ingredientes!), fácil de fazer, além de ficar muito gostosa! O pão fica fofinho... Humm! Para quem ficou com água na boca, aí
vai a receita, com minhas observações entre parênteses:

O que precisa?
  • 500 ml de água morna
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 20 gr de fermento biológico fresco (ou 10 gr de fermento biológico seco)
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal

Como faz?
  1. Dissolva o fermento no açúcar, acrescente a água morna, mexa bem e incorpore o sal, a manteiga e o ovo. (Siga este passo se usar o fermento fresco; mas se usar o fermento seco, misture o açúcar, o sal, a manteiga e o ovo com a água morna; e deixe o fermento para misturar na farinha, no passo seguinte.)
  2. Despeje a farinha peneirada aos poucos. Esta massa fica meio mole. (mas deve soltar da mão para moldar os pães.)
  3. Trabalhe bem a massa e coloque para descansar até dobrar de volume (nós esperamos 1 hora). Fure a massa para abaixar, trabalhe um pouco mais e modele os pães. Acomode-os em uma assadeira untada (eu não untei, usei forma antiaderente) e deixe dobrar de volume (meia hora foi suficiente).
  4. Asse em forno quente - 180 graus - até dourar. (pincelamos com gema por cima para dar um dourado mais bonito.)

4 comentários:

  1. Nossa... vcs estão me saindo ótimos cozinheiros!!!

    Silvia, uma pergunta: essas fotos que você posta dos alimentos já prontos, são os que você preparou, ou são imagens da internet mesmo?

    ResponderExcluir
  2. Altos pratos... qq dia vou querer provar uma receita dessas.

    Bjinhus

    ResponderExcluir
  3. Marcel, as fotos foram tiradas por mim mesma. Por quê? Estão boas? Ou péssimas? rsrs

    Ah, Aline, para provar é só aparecer lá em casa! Só aconselho dar uma ligadinha antes. Nesse fim de semana, por exemplo, eu fiz um bolo de abacaxi (com abacaxi, diga-se de passagem!) e gelatina de limão cremosa, que aliás, virou meu segundo sabor preferido!

    ResponderExcluir
  4. Estão MUITO boas!!! Por isso perguntei se era o que vc tinha preparado mesmo, rs... pois o visual me deu água na boca! hehe

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...