terça-feira, 9 de novembro de 2010

E-mails falsos - Inverter senha do banco não aciona a polícia

Esta semana recebi (novamente) mais um e-mail falso. Este dizia que se sofrer um sequestro relâmpago e tiver que sacar dinheiro em caixas eletrônicos, bastava digitar a senha ao contrário e automaticamente acionaria uma mecanismo de emergência, e assim a polícia seria avisada sobre o acontecido, talvez a tempo até de pegar os bandidos.



Fantástico se fosse assim, não acha? E o texto da mensagem ainda apela, pedindo que repassem, alegando ser uma informação muito importante e que a maioria das pessoas não sabem.

Bom, não sabem porque simplesmente não é verdade. Se fosse, o próprio banco nos informaria de tal "mecanismo de emergência", concorda? Não haveria motivo para guardar isto em segredo.


Pois então, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta em seu site que digitar a senha invertida em um terminal de auto-atendimento NÃO aciona a polícia e é, inclusive, "altamente improvável". Além disso, você ainda corre o risco de ter o cartão bloqueado na tentativa de acionar a polícia digitando a senha ao contrário.

Neste mesmo alerta sobre o uso de senha invertida, a Febraban relembra alguns cuidados básicos de segurança ao utilizar um caixa eletrônico. Leia abaixo:
  • Digite sua senha sempre com o corpo perto da máquina. Assim, você evita que outros possam ver sua senha ou até descobri-la através do movimento dos seus dedos no teclado.
  • Verifique se a pessoa atrás de você está respeitando a faixa de segurança, se mantendo afastada o suficiente. Se não tiver, peça para se afastar; com educação, é claro!
  • Prefira utilizar caixas eletrônicos em shoppings, lojas de conveniência, ou qualquer outro local com grande movimentação.
  • Faça seus saques no horário comercial, sempre que for possível, pois o movimento de pessoas é maior.
  • Evite fazer saques à noite, mas se precisar, tente levar mais gente com você para que fiquem do lado de fora da cabine, como se estivessem na fila. (Esta dica é boa mesmo e não conhecia!)
  • Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos. (É realmente arriscado, mas eu mesma já ajudei várias senhoras idosas e outras que não sabiam mexer direito nas máquinas de auto-atendimento, inclusive dentro de agências, onde deveria haver pessoal para tal função...)
  • Preste atenção quando chegar ao local do saque. Veja se há pessoas suspeitas por perto. Se ficar na dúvida, é melhor procurar outro caixa eletrônico.
  • Sempre que usar um caixa eletrônico, só saia depois de verificar que a operação foi realmente finalizada. (Essa dica é minha.)
  • Caso não consiga concluir uma operação, aperte a tecla ANULA ou CANCELA.
  • Não conte dinheiro na frente de outras pessoas, principalmente na saída do banco. (Ninguém precisa saber quanto você sacou, certo?)
  • Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte a tecla ANULA ou CANCELA e ligue para a central de atendimento do banco. Veja se o local possui um telefone próprio do banco; se não estiver funcionando, pode ser uma tentativa de golpe. Neste caso, use seu celular e nunca aceite ajuda nem celular de estranhos, mesmo que digam trabalhar no banco, e muito menos digite senha alguma na máquina.

A Febraban também alerta sobre outros possíveis golpes aplicados sempre próximos a terminais de auto-atendimento (caixas eletrônicos) e de agências bancárias:
  • Não aceite receber créditos de pessoas desconhecidas em sua conta. (Sinceramente, você pediria a alguém que nunca viu na vida para receber algum dinheiro seu na conta dele? Acho que não, né?)
  • Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que algum desconhecido apresente a você na fila do caixa eletrônico, especialmente se sugerir utilizar a sua conta para fazer transferência de valores.
  • Evite sacar valores altos em dinheiro. Neste caso, prefira usar os meios eletrônicos de pagamentos (cartões de débito e crédito, DOCs e TEDs).

Se por acaso alguém quiser mais alguma informação pode acesar o site da Febraban ou entrar em contato direto com Superintendência de Comunicação Social deles nos telefones: (11) 3244-9819/9831/9832.

Eu tento sempre seguir as recomendações de segurança na hora de usar um caixa eletrônico e espero que essa lista possa ajudar outras pessoas a se protegerem melhor. Como já dizia minha avó: prevenir é melhor que remediar!


Graças a Deus (e aos meus cuidados rs), nunca passei por situações perigosas que envolvessem retirada de dinheiro ou uso de caixa eletrônico. Há poucos anos atrás, tive que sacar uma quantia mais alta (para mim, acima de 100 reais já é uma quantia bem alta, viu? rs) para minha mãe. Depois de sacar, fui ao banheiro do shopping e espalhei as notas em saquinhos de supermecado (tinha separado alguns na bolsa já pensando nisso...rs): deixei uma parte no bolso (se fosse abordada e não tivesse dinheiro algum para o bandido poderia ser pior... acreditem!) e escondi o restante na meia e até na calcinha. Sério!!! Mas valeu a pena ter chegado sã e salva em casa e com o dinheiro da minha mãe. Ufa!

E você, já passou por algum sufoco? Já foi assaltada depois de ter sacado dinheiro em caixa eletrônico? Fez algo engraçado ou meio "louco" para evitar assaltos? O que costuma fazer para se proteger de possíveis bandidos, principalmente na saída do banco? Conte pra gente!

* Imagens: Stock.XCHNG

9 comentários:

  1. Silvia, já recebi esse email tb! E já sofri sequestro relâmpago, mas minha amiga é que teve que ir sacar o dinheiro, e nem a senha correta ela lembrava de tão nervosa que estava, imagina ao contrário...é hilário, essas maluquices que o povo inventa!...

    ResponderExcluir
  2. Silvia, eu nunca fui sequestrada, mas minha mãe, que tem padaria, já foi assaltada a mão armada, umas 7 vezes. Esse mundo está muito perigoso.
    Deus me livre!
    Eu pedi à Cibelle o pap das flores, ela falando parece fácil, mas com o pap ficaria melhor de acompanharmos, né? Eu não conheço esse papel color 7. Vou procurar na papelaria.

    ResponderExcluir
  3. Silvia, adorei o esclarecimento, foi muito útil pra mim, cheguei a acreditar nessa maluquice.

    ResponderExcluir
  4. Puxa, Paula! Imagino como devem ter ficado nervosas... Realmente, em um momento tão tenso é altamente possível esquecermos senhas.
    Também queria saber o que motiva alguém a inventar tanta besteira como essas que recebemos aos montes por e-mail!

    Nossa, Claudia! Ser assaltada 7 vezes é muita coisa! Pergunta: ela ainda tem a padaria? Muita gente desiste de pois de tantas investidas assim, não é?

    Oi, Andrea! Obrigada pelo comentário! Fico feliz em saber que pude ajudá-la. Não deixe a informação só com você: divulgue e alerte seus amigos e familiares também, ok? Beijinhos e volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. Oi Silvia, obrigada pela visita! Post de utilidade pública, bom saber, eu tb recebi esse email mas não acreditei muito... Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anne! Ainda bem que você não levou muita fé nisso. E pensar que há tantas informações falsas espalhadas por aí...

    ResponderExcluir
  7. Temos mesmo é que estar sempre atentos. Como eu gostei de conhecer o seu blog. Venha conhecer o meu, vou adorar... Beijim

    ResponderExcluir
  8. OI Silvia, obrigada pela visitinha e comentario!

    Silvia que tal madeira? Qualquer marceneiro pode cortar pra vc nao precisa ser madaeira grossa...Ou pede pr alguém que tiver ferramenta de corte?

    Isopor so se for bem grosso ou varias camadas coladas juntas?

    Espero que isso ajude :)
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Silvia querida, eu ameiiiiiiiiiiii suas palavras lá no meu bloguito e no Bicha Fêmea, muito obrigada !!!
    Adorei seu espaço, estarei sempre por aqui agora!!!
    Menina, nem abro mais estes e mails, é tudo spam mesmo, e olha que recebemos vários por dia.
    Beijossssssssssssss pra ti
    Vero

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...