terça-feira, 23 de novembro de 2010

Falando um pouco sobre o Natal

Hoje li um post no blog Fala, mãe!, da Cynthia Le Bourlegat, no qual ela dizia não se animar com os adornos de Natal e não sabia o porquê. Daí fiquei pensando...

Tem pessoas que se sentem tristes nessa época. Talvez porque Natal remete à família e acabam lembrando dos pais ou outras pessoas queridas que já não estão mais com a gente. Ou talvez porque conseguem enxergar a realidade cruel de muitas outras pessoas de nossa rua, nosso bairro, nossa cidade... enfim, do mundo inteiro, da qual todos muitos se esquecem para "não estragar o clima de Natal".

Muita gente celebra o Natal, mas na verdade nem sabe o que se está celebrando. Isso sim é triste! Ainda mais quando o sentido do Natal passa a ser apenas a compra de presentes, a roupa nova, os enfeites da casa, a mesa farta...
Sou contra o consumismo que invade nosso Natal. Claro que adoro dar e ganhar presentes! O que critico é o consumo desmedido; todo o excesso é ruim, concorda?


Como cristã, o Natal tem um sentido todo especial, no qual celebramos o nascimento de Jesus Cristo que veio ao mundo para nos salvar, ajudando-nos a caminhar em busca da paz, do amor, da harmonia, da verdadeira felicidade.

Mas, independente de religião ou credo (a saber: respeito completamente a liberdade religiosa), acredito que o Natal deve ter um sentido profundo, com alegrias verdadeiras, marcado pela reflexão, pelo desprendimento material, pela solidariedade e pelo perdão.

Quando vivemos buscando o melhor para "nós", deixando o "eu" um pouco de lado, o Natal pode ser lindo: perto de pessoas que amamos, partilhando as gostosuras que fazemos na cozinha (ou compramos, por que não? Tudo é válido! rs), enfeitando nossa casa... Não é verdade???

E você, o que pensa sobre o Natal?

* * *

Eu estou muito contente! Será o segundo Natal com minha filhota e pretendo curtir bastante, até porque nosso primeiro Natal foi um pouco cansativo: eu estava de resguardo e ela não tinha nem 1 mês de vida, mas ficou linda com um vestidinho fofíssimo e minúsculo! :)

Arquivo pessoal

Aqui em casa, decoramos a casa com alguns poucos objetos e uma pequena árvore de Natal (artificial...), além do pisca-pisca na frente da casa. Geralmente, assamos um  frango ou um Chester (amooo!), minha mãe prepara algumas rabanadas, enchemos a mesa com frutas (é o que mais comemos), e às vezes um pastelzinho ou qualquer outra coisa que tivermos com vontade de comer; tudo isso acompanhado com vinho tinto suave, bem docinho de preferência (rs), refrigerante e/ou suco de fruta.

Como é a preparação para o Natal na sua casa? Conta pra mim!

* * *

Em tempo: você pode ler um pouco mais sobre o Natal aqui, na Wikipedia.

Imagens: www.sxc.hu

9 comentários:

  1. Muito legal seu post Sílvia! Na verdade tenho mesmo um pouco de trauma mesmo das confusões que assistia na minha família nessa época. Mas faço questão de que as crianças adorem o natal! parabens pela filhota linda! beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu fico melancólico no Natal e na véspera, rs. Mas certamente, o pior de tudo, é saber que a maioria nem se comemora mais o ESPÍRITO NATALINO, mas sim, O CONSUMO que o Natal traz!

    E isso que é uma lástima. Papai Noel não respresenta mais a lembrança do nascimento de Cristo, mas sim, presentes e mais presentes.

    Enfim...

    ResponderExcluir
  3. Oi Silvia, tô passando aqui pra conhecer seu blog. Muito fofa sua pequena, esse também vai ser o segundo natal com a minha filhota, a Alice, ano passado em dezembro ela estava com três meses, agora ela já tá entendendo bastante coisas vai ser bem divertido. Beijocas pra ti. Dá uma passadinha lá no meu blog e me conheça melhor.

    ResponderExcluir
  4. Mas eu tava falando sobre esse assunto ontem com meu marido! De como eu perdi o encanto do Natal depois que eu cresci, e queria passar pra Bia que o Natal é uma data linda!
    Nos outros anos nós íamos pra casa dos meus pais, mas nesse ano acho que vamos passa a noite de Natal em uma pousada na beira da praia, bem pertinho da cidade só pra aproveitar a praia de manhã, eu, ele e a Bibi!
    Ah! Tãaaao gostosa sua filha! Beijos pra ela!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida....concordo em número ,genero e grau com vc...também penso que natal é para confraternizar a alma e não presentes...presentes ,por isto, é uma data que não gosto muito...fico no baixo astral total,este ano vou até viajar para ver se crio outro clima mais gostoso!
    bjos...

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia! Passei aqui pra te agradecer a visita e conhecer o seu blog. Já me tornei seguidora pois gostei muito das informações que vi aqui! Quanto à guardar caixinhas, estou viciada, não consigo mais jogar nada fora, tudo vira arte.....
    bjos
    Andreia
    http://artedacaixa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvia,

    80g = 80ml or meça numa balança
    Termometro propriado para açucarr, mas se nao tiver é so testar um pinguinho na agua pra ver de endurece, e entao esta no ponto! :)

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Olá Silvia! Vim retribuir sua visita ao meu blog G&A Doces e Gostosuras! Obrigada pela visita! Seu blog é muito bonito. Tem um visual lindo! Parabéns!!!! Sobre seu post de natal, eu nao sou muito fã de natal, acho uma data triste, nao sei porque eu tenho essa sensação! Mas decoramos a casa, a mesa da ceia é farta(graças a Deus), apesar de eu comer pouca coisa que é servida, como vc adoro o frango Chester e rabanada. Esse ano estou pensando em fazer algumas coisinhas fora do tradicional.

    Obrigada pela visita e bom fds! Fique com Deus

    Bjus

    Andreia - http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, Sílvia. Vim conhecer teu espaço e retribuir a visita e agradecer pela divulgação que fez do meu texto. Vou te seguir lá no Twitter e aviso.

    Sinto uma certa melancolia na época de Natal também. Acredito que seja por saudade de outros Natais, mas ainda assim é uma das datas mais gostosas pra mim devido ao clima que se estabelece e pelo encantamento das crianças.

    Voltarei! Até a próxima e sinta-se sempre à vontade.

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...