segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Meus primeiros cupcakes

Ah, não! Esses não são os meus! (rs) Mas, um dia, eu chego lá!

Finalmente, criei coragem (e precisa é? rs) para fazer meus primeiros cupcakes - os famosos bolinhos de caneca que vieram para ficar. Na verdade, ainda não tinha feito porque precisava comprar as forminhas; e consegui encontrar no Mercadão de Madureira (amoooo este lugar!), aqui no Rio de Janeiro, umas forminhas individuais de alumínio que saíram mais em conta: paguei R$ 22,00 por 24 forminhas individuais nº 5 enquanto o tabuleiro com 12 forminhas para cupcakes embutidas custava R$ 33,90.

Acho que esta forma mais cara é de material antiaderente (gosto muito), mas como sou marinheira de primeira viagem, preferi não investir muito agora. Afinal, tenho que praticar primeiro, não é verdade?

Embora tenha visto no blog da Marcia Gullo que poderia fazer meus bolinhos no microondas, confesso que fiquei com receio de usar copinhos descartáveis (jurava que não podia...) e, de qualquer forma, não tinha nenhum em casa que servisse. Além do que, queria mesmo era estrear minhas forminhas novas!



Para fazer os bolinhos, usei um pacote de mistura pronta para bolo sabor baunilha. Estava receosa porque só consegui fazer um bolo beeeem fofinho, do jeito que eu gosto, uma única vez. Nas outras, ele não crescia muito; ficava saboroso, mas não tinha aquela textura leve e fofinha, sabe?

Concluí que devia estar fazendo algo errado e fui em busca de informações na internet até encontrar dicas ótimas no blog da Dani Lerner; e usei uma outra dica que aprendi na televisão recentemente, mas não lembro onde (TV Brasil, TV Cultura, TV Futura, algo assim). Aqui, descrevo as dicas que eu utilizei:

  • Agitei o potinho de fermento antes de usar. (Sim, a mistura para bolo já vem com fermento, mas minha tia sempre diz para acrescentar mais um pouquinho para garantir)
  • Peneirei a mistura pronta para bolo.
  • Acrescentei mais um ovo aos 3 que a embalagem pedia porque descobri que as receitas consideram ovos grandes e geralmente usamos ovos pequenos lá em casa. (essa foi a dica que vi na TV)
  • Bati as claras em neve e misturei metade com os outros ingredientes na batedeira. Depois, misturei delicadamente a outra metade das claras e uma colher de sopa rasinha de fermento junto com a massa já batida.

As três últimas dicas ajudam a deixar o bolo mais aerado, fofinho. Será que só eu não sabia disso? Ah! Percebi outro provável erro: com minha ingenuidade em não enxergar o que parece óbvio agora,  quando o bolo ficava pronto, eu apenas desligava o forno e deixava lá dentro - assando mais, é claro! Louca, eu, né? Era só retirar logo o bolo do forno para esfriar, assim que ficasse pronto.E dessa vez eu fiz certo! (rs)

Bom, minha massa renderia aproximadamente 24 bolinhos, mas usei apenas 12 forminhas e uma outra forma menor para bolo. Esqueci de anotar a hora exata em que tirei do forno, mas estavam prontos em 25 ou 30 minutos.

Ficaram ótimos e, lá em casa, todos gostaram! Ah! A calda ficou aguada, mas, mesmo assim, deliciosa... Hummmm! Curtam as fotos e fiquem com água na boca! rsrs

Se quiser ver melhor, clique na imagem para aumentá-la.



Reparou que montei as fotos usando scrap digital? O que achou? Ficou bom? Por favor, considere que esta foi minha primeira experiência com scrap digital, ok?

Imagens: Stock.XCHNG, montagem de fotos de arquivo pessoal com kit de scrap digital "May Freebie" da Two Peas in a Bucket.

27 comentários:

  1. ADOREI!!!! Ficaram lindos estou orgulhosa de vc! Bjs


    Dani Lerner

    http://www.temdoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. ah... Obrigada, Dani! Mas vou caprichar mais nos próximos. Esses foram feitos na correria do domingo, em meio aos preparativos da festa da minha filha.

    ResponderExcluir
  3. oi querida adorei te ver no bloguito!hum deve ter ficado muito bom este cupcakes!!adoro!
    bjos.

    ResponderExcluir
  4. Ah, Sil, ficaram lindos!
    Amei... quem sabe um dia não tomo coragem?
    beijoca

    ResponderExcluir
  5. Po, me deu vontade de experimentar um desses cupcakes... pq FAZER, já são "outros quinhentos"!!! rs

    ResponderExcluir
  6. noooossa q criativo... adoreiiii ... lindo lindo lindo...
    bejoos to seguindo...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Silvia!

    Como posso te ajudar em relação à festa do caderno?

    Meu msn é ingrid.strelow@hotmail.com

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Silvia!!!
    Que cantinho mais gostoso você tem por aqui!
    Amei essas dicas do CupCake... Eu sou uma negação na cozinha, mas vou tentar! Depois conto o meu desastre...
    Vi sua mensagem/dúvida lá no nosso Blog (Christmas Inspirations) sobre Scrap Híbrido...
    Scrap Híbrido é uma mistura de Scrap Digital e Scrap Tradicional. Você pega elementos do Digital, imprime, e faz trabalhos com ele (encadernação, lembrancinhas, o que sua imaginação permitir... Nos exemplos, eu fiz enfeites de Árvore de Natal, Cartão e tag... A Carla "encapou" uma latinha; e a Lena fez um lindo calendário... No blog do Armazém Criativo, tem também várias ideias do Time Criativo da Cris - vale a pena visitar...
    Dá uma olhadinha lá, e se vc ainda tiver alguma dúvida, nos avise!
    bjn

    ResponderExcluir
  9. Criatura tem certeza de que vc nunca tinha feito isso antes!!!??? ficaram uma graça.... imagina quanto voce tiver mais craque no assunto???!!!
    Parabens linda.
    Um beijo grande...
    Marcia Gullo
    www.blogagullo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Vc está de parabéns, tem certeza que foi a primeira vez que fez? rsrsrs.
    E a montagem das fotos eu adorei.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  11. Oi, Sílvia,
    Parabéns pelos cupcakes, que ficaram lindos! os meus primeiros ficaram bem esquisitinhos,rs!
    Adorei também o post aí de baixo, falando sobre a reciclagem nas festas infantis...faço sempre isso. É uma ótima saída para economizar e ainda preservar nosso planeta!
    Sobre as atualizações do blog, não sei o que acontece...entendo pouquíssimo de internet.
    Obrigada pela visitinha!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Ai, como é satisfatório ler e responder os comentários de vocês! :)

    Fernanda, eles ficaram bem gostosos mesmo, mas nos próximos vou caprichar mais!

    Mari, também tinha medo de não dar certo, mas não tem grandes segredos. Faça o seu e depois me conte, hein!

    Marcel, sei que seu maior talento não é na cozinha... rsrs Se quiser experimentar, marque um dia que faço uns pra você lá em casa, tá?

    Neide, que bom que gostou! Volte sempre!

    Oi, Adriana, obrigada pela visita e pelo esclarecimento! Vou tentar participar do desafio do seu blog. Bjs!

    Marcia e Patty, agradeço os elogios, mas com a surpresa de vocês vou até pensar que sou uma boleira de mão cheia, hein! Hahahaha :D
    Sim, foi a primeira vez que fiz e fico muito contente e satisfeita em saber que apreciaram. Obrigada às duas pela visita e pelo comentário!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Simone! Legal ver você aqui!
    Já resolvi o problema das atualizações: deixei de te seguir e depois marquei para seguir de novo. (nada como reiniciar o computador, né? rs) Funcionou!

    ResponderExcluir
  14. hummm, agora me deu até fome !!!! lol
    adorei conhecer teu blog ! receitinhas sao bem vindas ...rs
    beijinho

    ResponderExcluir
  15. Mais uma no mundo dos cupcakes!! Não tem jeito, vou ter que fazer também pra não ficar babando!
    Gostei de ver, pra uma iniciante ficou show! Bj

    ResponderExcluir
  16. Tentei fazer para a festa da minha filha, mas foi um fracasso rsrs...
    Ficaram lindos!!! E o scrap? amei. É uma delícia fazer scrap.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Para marinheira de primeira viagem ficaram ótimos, parabéns!

    Se quiser,posso mandar para você receitas que não usam bolo de caixinha. E uma receita de cobertura Buttercream que fica um verdadeiro crime de tão gostosa.

    Ah, obrigada por passar no blog e comentar.

    Beijos da xará

    ResponderExcluir
  18. Estava resistindo a essa onda de cupcake,mas acho q vou ter q aderir.Eu tenho a receita de uma massa básica de bolo q uso p/tudo,fica uma delícia,se quiser posso mandá-la p/vc.Acho q ficaria bem p/os cups...
    Eu tbém busco tudo na net,uma vez peguei uma receita de suspiros q ficou d+++,minhas panquecas tbém aprendi na internet...Um mundo de opções,rsrsrs.Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  19. Esqueci de dizer: o Mercadão é tudo de bom,né??Garantia de preços baixos e muita andança, tbém curto muito o SAARA, loucura total...

    ResponderExcluir
  20. Ficaram lindo, flor, e aposto que ficaram deliciosos também.Estou criando coragem para fazer os meus também. Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  21. Achei muito interessante essas forminhas. Sempre me pergunto como conseguem eliminar o 'muffin top' dos cupcakes...a parte de cima que parece um cogumelo...que por sinal é minha parte favorita mas mais difícil de decorar.

    http://brunnasbaking.blogspot.com/2011/04/spring-is-in-air.html

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Silvia...vc está a um passo de se tornar uma Cake Designer, amiga rssrsrs..tudo começa assim...interesse em fazer e satisfação em realizar...por ser seus primeiros ..achei que estão ótimos..imagina como ficaram a segunda fornada, hein? Adorei! e gostei muito da sua montagem de scrap digital...achei fantástico...vou tentar fazer uma também! beijos

    ResponderExcluir
  24. Silvia, adooorei os bolinhos!

    Me diz uma coisa, você usou forminhas próprias para cupcake? Vi que você falou em forminha nº 5. Fiquei com medo de comprar outro tipo e não dar certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora, eu uso essas forminhas da foto, que servem para empadas grandes ou bolinhos. Final de semana passado mesmo eu fiz o bolinho do Petit Gateau com essas forminhas. Ficou maravilhoso, mas não tão molinho por dentro... Acho que foi o tempo de forno. Ainda vou postar sobre isso.
      AS forminhas eu comprei numa loja que vendia forminhas para empadas, bom bocado, etc, aqui no Rio.

      Excluir
  25. Em qual lugar exatamente do mercadão você achou as forminhas?andar,loja,galeria o q tiver me será muito útil,pois sempre me perco lá e não acho nada que eu quero! :D

    ResponderExcluir
  26. Dayanne, eu comprei numa loja que vende equipamentos para lanchonetes e afins, no 2º piso, próximo à porta que dá acesso à R. Min. Edgard Romero, do lado esquerdo de quem olha em direção à rua. Entendeu?

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...