sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Como outros países comemoram o Réveillon?

Essa, com certeza, é uma pergunta que muitos já fizeram e, vasculhando o espaço cibernético, encontrei curiosidades sobre o Réveillon no mundo.

Destaquei aqui aquelas que achei mais interessantes ou estranhas. Divirta-se!


Áustria
No exato momento em que o relógio marca a zero hora do novo ano, os austríacos jogam chumbo derretido em um copo com água, e quando esfria formam figuras, que são guardadas como se fossem amuletos. Acreditam que estes vão ajudá-los a realizar os pedidos feitos na passagem do ano.





China
Os chineses celebram o Ano Novo durante 6 semanas entre os meses de janeiro e fevereiro, e como tradição, neste período, eles dão uma geral na casa, faxinam tudo! Segundo eles, isso afasta os maus espíritos e atrai boa sorte. Além disso, também costumam pagar todas as dívidas de 2010 (ô coisa boa, hein?!) e acreditam que o barulho de uma grande queima de fogos espanta espíritos indesejáveis.









Cingapura
Lá, as pessoas trocam tangerinas (símbolo de prosperidade) ou pacotes vermelhos de dinheiro; e os presentes são sempre em número par, para atrair sorte.










Colômbia
Cada colombiano pega a sua mala e dá uma volta em torno de sua casa, enquanto se despede de todos que cruzam seu caminho. Para eles, isso atrai um ano de cheio de aventura.











 Dinamarca
Quando está próximo da meia-noite, os dinamarqueses sobem em cadeiras; e assim que o relógio marca meia-noite, eles pulam da cadeira para o novo ano e brindam com champanhe. (Lembrou-me da simpatia de pular 7 ondas e outras tantas que envolvem pulinhos.)





Escócia
Ih! Lá, a festa de Ano Novo é agitada: homens e mulheres, que nunca se viram, beijam-se na boca. Junte isso ao tradicionalíssimo hábito de beber uísque em toda e qualquer comemoração e pronto! A diversão deles está garantida! Ah! E tem também uma superstição sobre a primeira visita que se recebe no novo ano: homem moreno é um ótimo sinal; homem ruivo é azar pela frente; e o visita mais azarenta de todas, para os escoceses é a chegada de uma mulher. (É mole?)





Israel
O Rosh Hashaná é comemorado com cabeça de peixe (demonstra o desejo de mundo melhor) e maçã e cenouras com mel (para tornar a vida mais doce) no cardápio das refeições.









 Líbano e Líbia
No Líbano, comem apenas comida branca, como arroz, na comemoração do Ano Novo (fiquei curiosa para ver a mesa da ceia deles...); enquanto na Líbia, após a ida na mesquita para orar, cada família mata uma ovelha e doa metade aos pobres.









Malásia
Os muçulmanos não varrem a casa, porque isso significaria tirar algo de dentro dela, o que traria má sorte ao longo do novo ano, segundo o costume deles.








Panamá
Escrevem os desejos para o próximo ano em pequenos papéis e, conforme vão sendo realizados, eles queimam os bilhetes.








Portugal
Uma das manias dos portugueses é sair à rua, batendo panelas, para festejar a chegada do novo ano. Só não convém chamá-los de "paneleiros", o mesmo que "bicha" para nós.










Rússia
É costume, durante as 12 badaladas que marcam a virada do ano, queimar um papel com um desejo escrito, colocar as cinzas no copo de champanhe e tomar a bebida. (Lembra um pouco os panamenhos.)








Taiwan
Como a palavra peixe tem o mesmo som de abundância em chinês, o animal é a estrela da refeição dos taiwaneses na chegada do novo ano.





Vietnã
Lá, o Ano Novo ("Tet") é comemorado no dia 10 de fevereiro. As mulheres vestem vermelho e amarelo (as cores da bandeira do país) e os homens, preto. Na igreja, comem um bolo especial, feito com arroz, feijão e carne de porco, e entregam às crianças envelopes vermelhos com 10 ou 20 dólares.


* * *

Você conhece mais algum jeito diferente de receber o Ano Novo? Tem alguma superstição, crença ou mania? Conta aí!

Se quiser ler mais, acesse o Guia dos Curiosos aqui ou aqui, de onde tirei as informações.

E que venha 2011...


Imagens daqui.

Um comentário:

  1. Ahahahaa... morri de rir com o da Escócia!!! Lá, deve ser suruba toda virada de ano, kkkk.

    E que coisa gay dizer que mulher dá azar! =S

    Agora, o mais engraçado é que numa terra praticamente composta por ruivos, eles dizem que a visita de um ruivo no primeiro dia dá azar??????? PUTZ, ENTÃO 99% DA POPULAÇÃO NÃO VISITA NINGUÉM!!!! kkkk

    Tem cada uma...

    O da Áustria é legal, mas como e onde eles conseguem arranjar CHUMBO DERRETIDO??? Será que derretem peças da casa? =P

    Bjs, Silvia e um ÓTIMO ANO NOVO PRA VC!!!
    www.vemaquinomeublog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...