quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natal brasileiro

Quero logo dizer que adoro o Natal. Porém, algo me incomoda... Se moramos em um país tropical e comemoramos o Natal no verão, por que cargas d'água continuamos a importar um Natal cheio de neve e comidas pesadas?

Sou a favor de um Natal mais brasileiro, mais tropical, mais leve, mais colorido. E sei que não sou a única a pensar assim. Tá. Você pode dizer que tradição é tradição. Daí eu replico, quantas tradições você conhece que já foram adaptadas?

Concordo também que essas mudanças não devem ser determinadas para todos igualmente, já que com um país tão grande como o nosso, cada região tem sua particularidade.

Por isso, não precisamos inventar um novo Natal. Podemos apenas remodelar, modificar algumas coisinhas, dando cara nova e adequada à nossa realidade, à nossa cultura. Quer ver como é fácil?

Que tal trocar o pinheirinho por uma árvore feita de galhos secos, como a Claudinha, do blog Feito a mão?


Já pensou em como esses homens que se vestem de Papai Noel sofrem debaixo de toda aquela roupa? Imagine, então, um Papai Noel tropical, preparado para nosso calor de rachar. Bem melhor, né?


E uma ceia recheada de coisas gostosas e muita fruta? Vamos aproveitar a variedade de alimentos frescos disponíveis em nosso país! (imagem daqui e daqui.) Até encontrei dicas para uma ceia de Natal tropical, moderna e prática.





Abrasileirado ou não, desejo que você tenha um Natal cheio de amor e boa vontade, perto das pessoas que ama e renovando as esperanças de um mundo mais humano e com mais fé!

FELIZ NATAL!!!

3 comentários:

  1. Olá Silvia
    Concordo totalmente com você. Só de pensar no papai noel cheio de roupa, com aquela barba imensa com todo este calor, eu sofro por ele.
    E as iguarias servidas no natal, só coisas pesadas.
    Ótima postagem.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Sílvia,
    Que bom que não sou só eu que penso assim. Este espírito natalino, americano , com neve e muito frio, comidas pesadíssimas, em gordura e preço, não combinam conosco! Acho que não precisamos remodelar o Natal, porque a essência dele é uma só, o nascimento de Cristo. A tradição é linda, pra eles, tem tudo deles, frio, neve, papai noel, mas não podemos esquecer o que há de comum no Natal, real sentido dele : o nascimento do menino Jesus!
    bjos e parabéns pelo post
    Andreia

    ResponderExcluir
  3. Adorei aq árvore seca. Ficou linda!

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...