quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Cupcakes de Maçã com Canela: um bolinho especial!

O Natal já passou e 2011 reina absoluto, mas não podia deixar de registrar mais uma experiência deliciosa na cozinha, feita na primeira semana de janeiro.

Na verdade, queria ter feito esses bolinhos de maçã para o Natal, mas não consegui. Acho que foi por isso que aproveitei a decoração natalina para compor a foto... (rs)


Lendo este post do blog Feito a mão, fui conferir a tal receita de Muffins de Maçã, publicada no Receita Perfeita, da Pamela Brandão. A receita original você pode encontrar clicando aqui e, abaixo,  descrevo minha adaptação.


Usei:

  • 250g de farinha de trigo comum
  • 1 colher de sopa quase cheia de fermento em pó
  • 2 1/2 colheres de chá de canela em pó
  • 1 colher de chá rasa de noz moscada em pó
  • 10 colheres de sopa de açúcar
  • 100g de manteiga
  • 2 colheres de sopa de mel (o meu veio direto do Ceará!)
  • 2 ovos
  • 100ml de leite integral
  • 1 maçã descascada e picada (compro sempre a maçã Gala)

Foi feito assim:

  • Meu marido descascou e picou a maçã em pedaços bem pequenininhos, enquanto eu liguei o forno para pré-aquecê-lo a 200°C, preparei as forminhas de cupcakes e peneirei os ingredientes secos (farinha de trigo, fermento, canela, noz moscada e açúcar) na tigela, deixando um buraco no meio.
  • Neste espaço, no meio dos ingredientes secos, coloquei a maçã picadinha, a manteiga - que foi derretida com o mel, ao fogo - e os ovos batidos no mixer junto com o leite antecipadamente. Misturei tudo com uma colher.
  • Enchi 15 forminhas de cupcakes - as quais já falei neste post - pouco mais de 3/4, como dizia a receita original, e assei por quase 35 minutos.


Observações:
  • A massa é uma delícia e bem úmida, por isso, respeitem o tempo original de forno que são de 20 a 25 minutos. Ultrapassei porque me distraí me vestindo e arrumando minha filha (íamos à missa) e acabei quase queimando o fundo do bolinho. Chegou a ficar mais seco embaixo.
  • Talvez por não ter usado a farinha de trigo com fermento, meus bolinhos não cresceram como na imagem da receita da Pamela e como na foto do blog da Claudinha, mas ficaram de-li-ci-o-sos!
  • Não polvilhei açúcar e canela antes de assar. Como disse, estava me arrumando para sair e deixei para polvilhar depois de pronto. Ficou muito bom, mas não tenho como dizer se ficaria melhor se polvilhasse na massa ainda crua. Na próxima vez, tento seguir direitinho!

Mamãe me ajudou nessa foto. (reparou no esmalte?)

Realmente, a Claudinha tinha razão quando disse que era a receita perfeita: muito saborosa, fácil de fazer (nem precisa de batedeira; só usei o mixer para bater os ovos com o leite, pois não queria perder tempo) e deixa um cheirinho tão bom na cozinha... Hummm!

Fez tanto sucesso que só minha mãe comeu uns 4 seguidos; e eu e meu marido só nos seguramos porque queríamos guardar para o café da manhã do dia seguinte. Guardei uns para meu irmão também e ele disse que o gostinho lembrava o de rabanada. Provavelmente por causa da canela, suponho.

Conclusão: com absoluta certeza repetirei esta receita e, em uma dessas repetições, trocarei a maçã por banana. Já imagino como deve ficar... Pode deixar que passo aqui para contar!

-----------------------------------------------------------------------
Atualizei o post em 13/01/2013. (Esqueci de indicar a quantidade de ovos usados na receita, é mole? Obrigada, Inês!)

11 comentários:

  1. hum boa dica! acho que vou fazer para o aniversário de arthur...
    beijoca

    ResponderExcluir
  2. hummm, vou testar, adoro coisa prática...
    bjooooo

    ResponderExcluir
  3. Depois que fizerem, meninas, passem aqui pra me contar, hein!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, eu tb amei porque assim dá pra ficar uns vinte minutinhos fazendo as coisas de casa enquanto ela brinca! ajahahahahaha e ESSES BOLINHOS HEIN, ESTÃO COM UMA CARINHA OTIMA!! BJUS bjus

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Silvinha
    A algum tempo que eu penso em me aventurar nesses bolinhos e acho que vou começar por esta receita. Se eu fizer passo aqui pra te dizer.
    Olha, diga pra seu marido que ontem a noite Leti pediu gagau e eu disse pra ela que o leite e o Mucilon haviam sumido, que uma fada do gagau levou tudo pra dar a outras crianças com fome.
    Ela arregalou os olhos, e caiu pra tras no sofá rindo muito. Veja só, rs
    E tomou um pratico de sopa ( nem sei se vale muito, pq de noite ela já comia a sopinha de vez em qdo). E eu vou tentar esta notícia amanhã na hora do almoço tb.Vamo ver o q acontece. Passo pra contar
    Beijos na Amandita

    ResponderExcluir
  7. Marcia, os bolinhos ficaram deliciosos mesmo! Pode provar!

    Marina!!! Que coisa, hein!? A sapeca ainda riu da historinha, é? Que danada! :D Bom que deu certo dessa vez. Contei pro marido e ele riu e gostou! Volta pra contar, sim! Ficarei esperando. Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Passa lá no blog que deixei um selo pra vc. Bjus

    ResponderExcluir
  9. Respostas
    1. Ótima pergunta, Inês! Se não fosse você, não teria percebido que esqueci de informar a quantidade de ovos usada na receita!!! Que furo!
      Bom, usei 2 ovos porque dobrei a receita da Pam. E já vou providenciar a atualização do post.
      Muito obrigada!!!

      Excluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...