segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

E-mails falsos - Distribuição de Notebooks

Fazia tempo que não recebia e-mails falsos em minha caixa postal. E esse me fez rir só de olhar o assunto que dizia: DISTRIBUIÇÃO DE NOTEBOOK.

Acho que nem precisava abrir o e-mail para saber que se tratava de mais uma piada, um chamariz de ingênuos, para captar endereços eletrônicos - coisa de spammers - e aumentar o banco de dados de e-mails para envio de spam.

Ingênuos, sim! Por que, numa boa, que empresa,  em sã consciência, vai sair por aí distribuindo notebooks (que estão longe de custar R$1,00) gratuitamente, para pessoas que apenas repassam e-mails? Se fosse verdade, que benefício eles teriam? É muita viagem, desculpem-me...


Por favor, não repasse esse tipo de e-mail. Se ficar na dúvida e quiser arriscar, SEMPRE coloque os endereços dos e-mails de seus amigos e conhecidos em CÓPIA OCULTA (geralmente há um "cco" escondido em algum cantinho próximo ao campo "Para"). Isso esconde os e-mails, protegendo seu círculo de amizade dos benditos spammers.

E lembrem-se: nenhuma empresa séria distribui produtos dessa forma.

Aqui, descrevo a mensagem que recebi:

PREZADOS AMIGOS :
Para todos nós que trabalhamos na área, esta é uma oportunidade de recebermos uma ferramenta básica ao sucesso de nossas atividades diárias. Vamos divulgar, pois, para receber a contrapartida de nosso esforço comum.
Assunto: DISTRIBUIÇÃO DE NOTEBOOK
A empresa Ericsson está distribuindo gratuitamente 'lap tops' com o objetivo de se equilibrar com a Nokia, que está fazendo o mesmo. A Ericsson deseja assim aumentar sua popularidade. Por esse motivo, está
distribuindo gratuitamente o novo Lap Top WAP. Tudo o que é preciso fazer é enviar uma cópia deste e-mail para 8 (oito) conhecidos. Dentro de 2 (duas) semanas você receberá um Ericsson T18. Se a mensagem for enviada para 20 (vinte) ou mais pessoas, v ocê poderá receber um Ericsson R320...
Importante!!! É preciso enviar uma cópia do e-mail para Anna.swelung@ericsson.com
Não é trote. Funciona.

E aqui, a resposta da Ericsson (que extraí do próprio site deles) sobre este e-mail falso sobre a suposta distribuição de notebooks. Se quiser, confira clicando aqui.

COMUNICADO IMPORTANTE
O e-mail que vem circulando na rede durante os últimos dias, diz que a empresa estaria distribuindo laptops gratuitamente.
A falsa  mensagem vem assinada por Anna Swelund (anna.swelund@ericsson.com) ou Anna Swelung (anna.swelung@ericsson.com) que supostamente se intitula funcionária da empresa.
Esta funcionária, bem como a suposta promoção não existem.
A Ericsson lamenta que a Internet, um veículo tão importante para as comunicações globais, seja utilizada de maneira inescrupulosa, causando sérios transtornos à empresa e abusando da boa fé das pessoas.
A Ericsson esclarece à opinião pública que está tomando as providências cabíveis para identificar a origem destas ações fraudulentas a fim de responsabilizar os envolvidos.

Chega de spam!


Imagens daqui.

3 comentários:

  1. oi bom dia silvia!
    sobre esse email q também recebi acho q ano passado, o mesmo dizia q era para profs e como sou só q agora aposentada, enviei email a ericsson dizendo se nao era verdade porque deixavam q o mesmo circulasse. Esclareceram q de fato é mentira e que estavam tomando medidas cabíveis. É como dizem: esmola demais...
    bj e ótima semana na paz!!!

    ResponderExcluir
  2. RIDÍCULO ISSO!!! Aliás, minha amiga, todo SPAM é ridículo!!!

    Um dia desses recebi aqueles anúncios de aumento peniano... brincadeira, né? E eu lá to precisando disso??? kkkkkkk

    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...