quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Diga SIM!

Dia desses, depois de ler este post, escrito por Jackie Freitas, no blog da Katia Bonfadini, que fala sobre a importância de dizer NÃO em momentos adequados, preservando a nós mesmos, lembrei-me de um filme que aborda a importância de se dizer SIM. É, porque dizer sim em situações necessárias, assim como dizer não, também LIBERTA.

Muitas vezes, a gente se nega a sair com uns amigos ou a experimentar algo novo, que pode ser um restaurante, um lugar e até um caminho, um trajeto diferente. São apenas escolhas, certo? Sim, e como toda ação traz uma reação, cada escolha traz uma consequência, que pode ser boa ou ruim.

Um filme que ilustra bem essa coisa de "dizer sim" é o "Sim, Senhor!" (ou "Yes, Man!"). Nesta comédia, Carl Allen (Jim Carrey) é um cara que já perdeu muitas oportunidades por sempre dizer não a tudo. Isso, até o dia em que ele foi convidado a participar de um grupo de auto-ajuda que se baseia em uma filosofia muito simples: "diga SIM a tudo e encontre a felicidade".


Assista aos trailers no final do post

Parece um exagero, claro, mas o enredo do filme traz uma reflexão sobre o que perdemos da vida por deixar de fazer algo, por deixar de dizer SIM À VIDA no sentido mais amplo e complexo que você conseguir imaginar.

Dizem que é melhor se arrepender de algo do que se arrepender de nunca ter feito; e de certa forma eu concordo. Nunca saberemos como seria se tivéssemos optado pelo outro caminho... Isso incomoda, mas pense que não existe escolha ruim. Cada escolha é APENAS uma escolha.

Não há como adivinhar o futuro para tomá-lo como base de nossas decisões, e se, por acaso, pudéssemos ter acesso a ele, perderia a graça, pois deixaríamos de VIVER para ficar pensando somente no que vai acontecer.

Enfim, nem tanto ao céu nem tanto ao inferno, nem 8 nem 80. Saber dizer NÃO é importantíssimo para não sermos pisoteados por espertinhos e aproveitadores, mas saber dizer SIM também é essencial à renovação, à mudança de vida.

* * *

Já aconteceu algo engraçado ou surpreendente por dizer sim a algo novo e diferente? Conta pra mim!

* * *




CURIOSIDADE

O filme "Sim, Senhor!" foi baseado no livro do comediante britânico Danny Wallace, que passou um ano dizendo sim para todas as oportunidades que surgiram pelo caminho.





Imagens daqui, daqui e daqui.





10 comentários:

  1. Esse filme é um barato né???
    A verdade é que a gente sempre tem muito medo de experimentar o novo, ou sair de nossa zona de conforto...
    Boring!
    Mas, somos assim.
    BJos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sílvia,
    deve ser bem divertido! adorei o trailer!
    Estou precisando perder o medo de me arriscar em situações novas...vou assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nossa nunca tinha pensado sobre isso, pois aprendi a dizer não a pouco tempo. rsrrs Mas como é bom dizer SIM, quero ver esse filme. Vou pegar depois ! BJKS

    Ana Carolina
    quasemaepai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Exatamente, Nai, temos medo de ser e fazer diferente do que já estamos acostumados. A questão é que isso também tem seu preço, né?

    Então, Simone, arrisque-se mais! Não precisamos dizer "sim" a TUDO, literalmente, mas devemos pensar em aproveitar mais o que a vida nos oferece.

    Vai gostar do filme, Ana! Depois volte aqui pra me contar, se puder. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. querida recebi a caricatura do Joaquim!!
    prometo te mandar uma foto dos dois fofinhos em breve!
    obrigada beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sil, esse filme é muito legal, já assisti mais de uma vez. E quanto a dizer sim ou não, sempre brinco aqui em casa que sou gordinha de tanto "engolir sapo", em vez de dizer não.
    Um beijo linda
    Inté.

    Marcia Gullo

    ResponderExcluir
  7. Eu vi esse filme e até gostei...

    ...mas acho no mínimo, estranho, alguém que se disponibilize a dizer "sim" pra tudo que aparece pela frente!

    ISSO PODE SER PERIGOSO!!! rss

    ResponderExcluir
  8. Que bom, Anne! Estou aguardando, hein!

    Márcia, essa história de engolir sapo é um fato! Por isso a importância de saber dizer NÃO e SIM nos momentos certos.

    Marcel, claro que pode ser extremamente perigoso alguém sair dizendo sim a tudo. Por isso disse no texto: "nem 8 nem 80", nem diga não a tudo, nem sim a tudo. O equilíbrio é sempre o ideal.

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei deste filme, e realmente podemos nos permitir dizer sim algumas vezes, viver de verdade... obrigada pela indicação desse post, adorei esta parte: "Não há como adivinhar o futuro para tomá-lo como base de nossas decisões, e se, por acaso, pudéssemos ter acesso a ele, perderia a graça, pois deixaríamos de VIVER para ficar pensando somente no que vai acontecer."
    Eu estava tentando advinhar o futuro, realmente não tem graça!!!Bjs, amiga!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu assisti esse filme muitas e muitas vezes por causa do meu filho menor que adora o Jim Carrey, eu adorei e sinceramente devemos mesmo rever o nosso modo de viver e começar a dizer sim um pouco. Muitas vezes a prudencia não nos deixa correr um pouco de riscos, mas um pouco de adrenalina vai bem prá qqr um. bjo

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...