quarta-feira, 30 de março de 2011

TODA mulher TEM que ser mãe?


Visitando o blog do Marcel Camp, encontrei o seguinte post: "Maternidade não é obrigatória". Não poderia deixar de comentar, e quis registrar meu comentário aqui também, para dividir com você e pedir sua opinião sobre o assunto:

"Concordo quando diz que a maternidade não é obrigatória, mas a grande maioria de mulheres que conheço são super-cabeça-feita e não tem essa neurose de entrar em pânico se a idade avançar e não tiver filhos, muito menos ficar correndo atrás do primeiro homem que aparecer só para poder ser mãe.
Ser mãe ou pai, assim como outras profissões, é uma VOCAÇÃO. Nem todo mundo tem vocação para ser médico, professor, atleta, escritor etc; logo, nem toda mulher tem vocação para ser mãe (o que não significa que não possam ter capacidade de sê-la). É uma decisão muito séria e que deve ser pensada e repensada, pois realmente exige MUITO de nós. 
E essa exigência não é ruim se a mulher optou conscientemente por ser mãe. Horas de sono perdidas, cansaço, vontade muitas vezes de sumir pra esfriar a cabeça... essas coisas mãe sente sim, a maioria em algum momento já sentiu. 
A diferença é que esse "estresse" passa e para isso basta um sorriso banguelo do nosso bebê ou um beijinho carinhoso e meio melado ou um abraço bem apertado quando chegamos em casa do trabalho ou quando acordamos ainda cansados ou em qualquer outro momento do dia. 
Ser mãe não é fácil,  mas com certeza, se a missão é assumida com AMOR, caramba!, é a melhor coisa do mundo!!!!"

E você, o que pensa sobre isso? Maternidade é obrigatória ou não?


Imagens daqui.

9 comentários:

  1. Não acho que toda mulher tenha a obrigação de ser mãe.
    A gente vê tanta barbaridade praticadas com crianças no dia de hoje... penso que algumas mulheres não nasceram mesmo pra ser mãe.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Tem muita menina que ainda é educada a adquirir essa vontade da maternidade, quando ele nem quer. Parece que todos a colocam numa posição de mãe, quando ela se vê de outra maneira. É a mesma coisa que uma família de médicos forçar seu filho a seguir com a profissão, quando na verdade ele quer ser pintor... como se a sociedade visse com mais "seriedade" a Medicina do que a Pintura. O resultado final é que ele pode ser um médico infeliz ou completamente despreparado.

    A mesma coisa se aplica na maternidade, para as mulheres!

    Esse é um assunto sempre pronto a se refletir.

    ResponderExcluir
  3. Acho que toda mulher tem que ser é feliz, sendo mãe ou não. Para criar uma criança (não só gerá-la)requer muito despreendimento e doação. Com certeza uma criança feliz é uma criança desejada. Ser mãe por obrigação por qualquer que seja o motivo eu acho um grande erro.

    bj

    ResponderExcluir
  4. só devia ser mãe mesmo quem QUER, quem DESEJA, quem não se vê sem filhos. Se for só uma vontadezinha, senta e espera passar, que passa.

    infelizmente somos "obrigadas" a seguir um script:
    - quando tá na faculdade e começa a namorar "mas só case depois que se formar e arranjar um bom emprego"
    - quando arranja o emprego "quando vai casar?"
    - quando casa "quando vai ter filho?"
    - o bebê nem desmamou e já tem gente perguntando "e o irmãzinho chega quando?"
    - quando engravida do segundo: "vai parar por aí, não é?"

    Tipo: tem que casar, ter filho e dois! Se tiver três é doida e se tiver um só é má! AAAAHHHH me poupe!

    Concordo com vc, Silvia, ser mãe é vocação!

    ResponderExcluir
  5. E eu, que há um ano e pouco tive meu terceiro filho menino (que veio de surpresa, após já ter um de 8 e outro de 10), ouvi mais uma pérola (várias vezes): "Está tentando uma menina? Vai tentar mais uma vez?"
    Eu mesma só me descobri mãe em plenitude muito depois de ter tido o segundo filho (a diferença de idade entre os dois primeiros é bem pouca, 1 ano e 9 meses), apesar das gestações terem sido tranquilas e sem traumas.

    ResponderExcluir
  6. ainda não tenho netos snif snif ...tudo bem, se vierem serão bem-vindos!
    *
    aceita um selo tipo: "blog recomendável"
    As únicas regras, são repassar o SELO a 7 blogs de sua preferência e manter a foto do SELO LINKADA ao CASA DECORADA da valéria!
    é só pegar o selinho que está no lado direito no meu blog ok
    http://casadecorada45.blogspot.com/
    até!

    ResponderExcluir
  7. Acho que se toda mulher assumisse para si e para a sociedade sua falta de vontade ou desejo de ser mãe, teriam muito crianças felizes e menos mal educadas das no mundo! Muitas tem sim por pressão da sociedade/família, mas tb ainda conheço algumas que sempre disseram que não queriam filhos, foram mãe tarde(depois dos 35/40) e hj são mães maravilhosas!

    É bem relativo, mas p/se pensar muito! Ótima abordagem!
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Nai, e eu vejo cada situação por aqui... Só como exemplo: muitas crianças são melhores tratadas na creche que em casa, e isso diz respeito à educação, alimentação, desenvolvimento... Triste!

    Marcel, sua comparação com a não aceitação de certas profissões pela própria família, assim como a imposição de outras, foi ótima! Obrigada por colaborar!

    Paula e Mari, realmente ser mãe por obrigação pode gerar desastres. Imaginem um filho gerado e criado por uma mãe que na verdade nunca o desejou, nunca o quis de verdade? E pensar que temos tantas mães assim por aí...
    Se tem "vontade", dedique-se aos sobrinhos, afilhados, crianças carentes em creches e orfanatos. Concordam?

    Obrigada, Shan-Tinha, mas tenho dado um tempo com selinhos. De qualquer forma, valeu a visita! Bjs!

    É isso aí, Mari! Algumas dizem não querer, mas não significa que não tenham vocação ou capacidade para tal. Às vezes, só não tiveram oportunidade de pensar melhor sobre o assunto. Por isso, quando tornaram-se mãe, a maternidade aflorou!

    ResponderExcluir
  9. Ana Amaral, do madevenus.blogspot.com3 de abril de 2011 20:36

    pois é...tenho muitas amigas que nem pensam em ser mães. antigamente isso seria uma aberração, né?
    eu confesso que não entendo, mas respeito.

    um beijo
    Ana Amaral, do maedevenus.blogspot.com

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...