segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os dez mandamentos do casal


Ao final do curso de noivos, recebemos os 10 mandamentos do casal, e senti que, realmente, se pudesse seguir cada "mandamento" poderia ter um relacionamento saudável.

Às vezes, nos irritamos e perdemos a cabeça, falamos o que não devia, o que não queríamos... E essas pequenas "pendengas" vão minando a relação a dois. E a, digamos, função desses 10 mandamentos é ajudar o casal a cultivar e manter o bom convívio, o amor enfim.

Claro que nem sempre funciona... mas, sim, eu busco todos os dias a verdadeira felicidade e o verdadeiro amor para meu casamento. Se a gente não cuidar, quem o fará?

Por ter achado de grande valia, quero partilhar com você estes mandamentos do casal, e desejo que também seja útil e de grande importância para seu relacionamento atual ou futuro. Afinal, quem não quer um relacionamento saudável, duradouro e feliz?



OS 10 MANDAMENTOS DO CASAL
  1. Nunca irritar-se ao mesmo tempo. 
  2. Nunca gritar um com o outro. 
  3. Tomar as decisões de comum acordo. 
  4. Se for inevitável repreender, fazê-lo com amor. 
  5. Nunca jogar no rosto do outro os erros do passado. 
  6. Evitar a displicência e a indiferença com o cônjuge. 
  7. Nunca ir dormir sem ter chegado, mediante o diálogo e o perdão, a um acordo. 
  8. Pelo menos uma vez ao dia dizer um ao outro uma palavra carinhosa. 
  9. Cometendo um erro, saber admiti-lo e pedir desculpas. 
  10. Viver a vida a dois como eternos namorados.
Fonte: Revista O Mensageiro de Santo Antônio, junho/2004.

* * * Para ser feliz, faça o outro feliz. * * *

E você, o que faz para seu relacionamento se manter saudável?
O que achou desses "mandamentos"? Qual é o mais difícil de seguir?


11 comentários:

  1. Eu sinceramente acho todos muito simples de seguir! E se fossem levados ao pé da letra existiriam mais filhos felizes com pais mais unidos e seguros! Super apoio!E tirando o gritar com o outro(como ele aguenta minha TPM!!!) rs, sigo todos sem nem saber!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, se todos seguissem estes pontos simples, a vida à dois seria mais fácil. Também tento seguir esses mandamentos, mas confesso ser difícil não gritar quando estou nervosa. Também acho difícil não se irritar ao mesmo tempo, principalmente quando a irritação do outro é injusta ou infundada. Abraços

    ResponderExcluir
  3. `´E dando que se recebe, mas é tão difícil...
    bjk

    ResponderExcluir
  4. gostei dos 10 mandamentos agora e só colocar em pratica

    ResponderExcluir
  5. Amiga, adorei!!!Desde que casamos 15 anos atrás sempre procuramos ñ dormir com uma briga pendente,agora acho difícil "ñ jogar os erros do passado no rosto do outro." Enfim,isso é um aprendizado diário,manter a relação com rotina,filhos e TPM é um desafio diário...esqueci das contas batendo na porta,mas nada q seja impossível,basta querer e amar.

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvia! Você me fez lembrar de quando eu e meu marido ministramos um curso de noivos da diocese daqui! Foi muito bom inclusive pra nós também, mas esses mandamentos eu nunca tinha visto e teria sido de grande valia na época. É tão importante cultivarmos coisas boas desde o começo, né!
    Bj

    ResponderExcluir
  7. oie Silvia, obrigada pela visitinha...nós duas estamos sumidas...adorei esses passos quem dera se tudo fosse seguido certinho, com certeza daria tudo mais certo...eu estarei sempre por aqui...beijos e fica com Deus minha querida...
    Aczia.

    ResponderExcluir
  8. É claro que não podia ficar de fora...
    Sou um dos protagonistas dessa linda "História de Amor"...
    Pra quem nunca casou precisa saber que quando se namora e chega a tomar essa atitude e porque algo acontece de especial entre essas pessoas..
    Veja, quando você fica longe de alguem que voce gosta, quando voce lembra dela aonde estiver e que tem um enorme carinho,admiração e respeito isso tudo são sinais que pode acontecer uma linda união...
    Lembro do curso que ensinaram a nós que num casamento a a doação mutua, voce não casa pra que a outra pessoa lhe faça feliz e sim voce é que tem que fazer ela feliz... Lembro que numa união acontece o casamento a três: "Eu, Ela e Cristo"...
    Vejo e releio os mandamentos todo o dia, eles estam colado na porta da geladeira (rsrsrsrsrsrs).
    Mas aprendo muito com ela, todos os dias e já percebi que não consigo ficar sem esse sentimento...
    É muito bom amar e se amado!
    Temos uma filha, que é fruto desse amor!

    ResponderExcluir
  9. Sou eu meu amor esse ultimo anonimo!
    desculpa!

    ResponderExcluir
  10. Oi... Esses 10 mandamentos é realmente perfeito, mas o dia dia complica seguir tudo certinho, mas eu tento! rsrrs E vale muito a pena! Pois amo estar casada! BJKS

    quasemaepai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ai que lindo!!!!! Amei Silvia. Esses dez mandamentos são maravilhosos, pena que a acorreria do dia a dia não me permite seguir todos, mas tento o máximo!!!!!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...