terça-feira, 17 de abril de 2012

Dia das Mães, dos Pais ou da Família?


Estava "matutando" por aqui...

Soube que alguns colégios aboliram o dia das mães e o dia dos pais, substituindo essas comemorações pelo Dia da Família.

Pensando nas crianças que não têm mais mães ou pais vivos, assim como nos filhos dos casais homoafetivos (que contam com dois pais ou duas mães), essa troca faz bastante sentido, ao menos para mim, e à primeira vista.


Então, queria saber de VOCÊ, leitor deste blog:

1. A escola do seu filho comemora(va) o dia das mães e o dia dos pais?

2. O que você pensa a respeito dessa substituição por uma única comemoração, focando a FAMÍLIA?



11 comentários:

  1. Silvia, como educadora, eu acho que o mais democrático é fazer o dia da família na escola.... assim, todo mundo se sente feliz e acolhido

    ResponderExcluir
  2. Realmente, nesse primeiro momento, acho o Dia da família uma boa idéia para as escolas. Era difícil para minha filha qndo era pequena e tinha a festa de Dia dos pais na escola. A semana inteira falando de pai e pintando para pai, sendo que ela não iria entregar nada disso á ele. Por mais que eu recebesse os presentes e fosse a todas as festinhas pra ela devia ser muito diferente mesmo.

    Beijos
    #amigacomenta

    maebivolt.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. na escola do meu não é assim, é dia do pai e da mãe, e prefiro assim, afinal dia da mãe é meu dia (bateu o egoísmo rsrsr).
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Oieee,

    A escola dos meus filhos comemora sim o dia dos pais e o dia das mães mas, também tem um dia da família.
    Achei esta idéia de substituição ótima, me lembro que pra mim era sempre constrangedor dia dos pais pois, meu pai nunca estava lá, ficava chateada e imagino q para as crianças na mesma situação, deve ser muito melhor não ter q passar por isto né?
    Afinal, o dia da mãe, do pai e da família são todos os dias, o importante é q a gente nunca se esquece do valor destas relações familiares nas nossas vidas, né?

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  5. Eu também concordo em ter o dia da família. Dia das mães a gente tem em casa com a nossa família. Me dói muito ver as crianças que não têm mãe, ou que as mães são ausentes (sim, isso existe) ou pai (que é ainda mais comum) sofrendo por conta de uma semana fazendo um presente para alguém que não vai estar lá. Por mais que ela possa dar para outra pessoa, não é a mesma coisa. E não é porque não é meu filho que vou deixar de me importar com a dor dessa pessoa...

    Ótimo tema!!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Silvia nunca tinha parado da pensar nisso!!! Minha pequena ainda não está na escola, não sei dizer como são as escolas daqui, mas gostei demais desse tal dia da família! acho que apenas muda o nome, já que ambos os dias comemoramos em familia, quer como ela seja, né?
    beijo!
    #amigacomenta
    @annepires

    ResponderExcluir
  7. Oi Silvia, a escola das minhas filhas não mais esse tipo de comemoração. Quando elas estavam na creche era comemorado o dia dos pais e o dia das mães. Mas eu acho muito válido ser substituído pelo dia da família.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. O da minha filha comemora o dia das mães e há quatro anos começou a comemorar o dos pais graças à reclamação de um pai/professor! Acho que tem que se comemorar tudo, pai, mãe e família e explicar que nem toda família tem um ou outro!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Na escola da juju vai ter dia das mães, mas tbm prefiro o dia da famíliaa!!

    Bjs

    http://www.soumaeeagora.com

    ResponderExcluir
  10. Acho que tem que comemorar sim o dia das mães e dia dos pais. e sinceramente me pergunto porque temos que adequar TUDO às famílias não tradicionais. ser tradicional agora parece pecado ou erro mortal! O Pai da minha filha mais vellha não era lá muito presente e qd ele não ia no dia dos pais, ia meu pai ou meu irmão. Sempre existe alguem que atue como referência para aquela criança. e se é uma família homoafetiva que se orgulha ( com razão) em ter duas mães ou dois pais, que os dois estejam presentes e sejam presenteados na data referente.
    Acho muito perigoso está situação de adeuqar TUDO para atender TODAS as minorias.

    ResponderExcluir
  11. Acho um absurdo a substituição do dia das mães e o dia dos pais pelo dia da família. Pai e mãe são referências fundamentais na vida de uma criança. Devem ser cultuados e respeitados. Acho que todos os argumentos favoráveis ao dia da família estão equivocados. Na realidade, o que se pretende com o dia da família não é deixar todas as crianças que não possuem pai ou mãe ou aquelas provenientes de lares homoafetivos mais felizes e acolhidas, o que se pretende é destruir o instituto da família tradicional (pai, mãe e filhos). O projeto de Antônio Gramsci para destruição dos pilares da sociedade (a família tradicional é um dos alvos) e construção de uma nova cultura de massa está a todo vapor no Brasil. Leiam a respeito. Vocês vão ficar surpreendidas com os caminhos que estamos tomando.

    ResponderExcluir

Não vá embora sem deixar um comentário, né?
A melhor parte é o bate-papo... :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...